sexta-feira, junho 10, 2005

Oliveira do Hospital

Fui visitar o site da nossa junta de http://www.freguesiadeoliveiradohospital.com/ e até achei um interessante portal de compras online. Aproveitem e comprem qualquer coisa à junta (os postais e livros são boas opções). Desculpem ser tão persistente, pode ser que fassam uma pressão à C. Municipal e resolvam o problema dos contentores de lixo de uma vez por todas. Esses lá andam de um lado para o outro em torno da nossa rotunda do tão célebre e hoje tão mal acompanhado Cavaleiro. É que é uma coisa tão mesquinha e fácil de resolver que só posso considerar de má vontade por parte dos responsáveis da recolha do lixo e seus superiores.
Aproveito também para contrariar a maior parte da opinião pública no que diz respeito às tranformações das ruas da nossa Cidade. A nossa Cidade está e vai ficar muito mais bonita do que era. Estou a gostar. Só um conselho, nos passeios na entrada deviam desviar para o meio o local onde irão colocar árvores. Essa margem de espaço é importante para a passagem de um veículo num momento de obstrução da via. De gratular também as iniciativas para o dia de hoje no Parque do Mandanelho que são cada vez mais importantes para todos nós. Não que goste do tal de Gonzo (que nem fasso ideia quem é) mas a verdade é que há muita gente que não vai perder a oportunidade de o ir ver. E mais um conjunto musical, muito bem...

quarta-feira, junho 08, 2005

1º Ministro quer dar o C.U. aos Portugueses

É verdade, o tão falado Cartão Unico parece que vai avançar. O actual Executivo quer criar cartão único do automóvel e cartão predial. E a União Europeia quer aproveitar ideias do projecto português do cartão único do cidadão para o bilhete de identidade único que pretende criar no espaço europeu, disse à LUSA o secretário de Estado adjunto da Justiça, José Conde Rodrigues. Este cartão vai integrar as normas do bilhete de identidade europeu, contudo, vai incluir mais informações. Numa Conferência de Berlim, foi-lhe pedida informação sobre o trabalho que Portugal já desenvolveu para a criação do cartão único do cidadão. O novo cartão apenas incluirá as informações que constam actualmente em quatro documentos: bilhete de identidade, cartão de contribuinte, de utente e de eleitor. Não haverá lugar para um número de identificação único (proibido pelo artigo 35.º da Constituição), que refere no n.º 4 do artigo 35.º; “É proibido o acesso a dados pessoais de terceiros, salvo em casos excepcionais previstos na lei.”; e no n.º 5 “ É proibida a atribuição de um número nacional único aos cidadãos.”; nem o cartão incluirá qualquer base de dados. Mas para além deste cartão, o Governo pretende criar um documento único respeitante ao automóvel, que reúna dados como, o registo de propriedade e as informações da Direcção geral de viação; e um cartão com toda a informação predial, onde constará a realidade factual da propriedade imobiliária, bem como o registo predial, as inscrições matriciais e as informações cadastrais. O que se pretende com a criação destes cartões, é facilitar e simplificar a vida ás pessoas e reduzir custos ao Estado.